O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo, em cerca de 90% dos computadores pessoais. Como muitos usuários “torceram o nariz” para o novo sistema operacional Windows Vista, fontes dizem que a Microsoft pretende lançar seu novo SO, o Windows 7 o quanto antes, até o final de 2009 ou início de 2010.
A prioridade neste novo Windows é ser mais leve (ou pelo menos usar os mesmos requisitos do Windows Vista) com programas mais essenciais e que você poderá adicionar novos programas extras via download pelo sistema do Windows Live Service (pois sabemos que quanto mais programas é instalado no computador mais lento vai ficando e mais problemas aparecem), melhorar a interface com o usuário oferecendo maneiras mais cômodas de se gerenciar os aplicativos e procurar documentos e claro a segurança, já que o Windows é tão criticado nesta parte.
O Windows 7 também começará a seguir uma nova tendência de interação com a internet. Com o aumento da velocidade das conexões com a internet e a maior quantidade de usuários conectados, veremos sistemas operacionais mais enxutos que exigirão menos tecnologia e capacidade da CPU local, pois conforme especialistas a maioria das ferramentas estarão online, sendo executadas em servidores.
Isso é uma tendência que beneficiará a maioria dos usuários, onde os computadores não precisarão ter tecnologia de ponta para se trabalhar e com isso poderemos comprar os mesmos a preço menores e mais populares (menos para gamers e afins que neste caso continuarão a necessitar de máquinas mais atuais).
Para você ter uma idéia, estou no momento escrevendo este artigo com o Office Live da Microsoft, onde uma espécie de mini Office é rodada diretamente em meu navegador. Existe também o Google Docs, concorrente do Office Live.
Office Live: http://workspace.officelive.com/?cloc=pt-BR
Google Docs: http://docs.google.com/
Os programadores de softwares já sentiram esta tendência e por isso as plataformas estão se tornando “.NET”, com os serviços rodando diretamente no servidor. Acredito até que isso será positivo em relação aos usuários não precisarem ter o programa (que pode ser pesado) em sua máquina, pode se acessar o mesmo em qualquer lugar que você esteja (software via internet) e a pirataria pode diminuir.
Novidades do Windows 7
No PDC 2008 (evento anual para desenvolvedores da plataforma Microsoft) a Microsoft disponibilizou a cada um dos participantes um HD externo com versões betas de diversos produtos (incluindo o Windows Server 2008 R2, Visual Studio 2010 e o Windows 7).
A versão do Windows 7 entregue ao pessoal, foi a pré-beta build 6801. Ele apresenta-se mais leve que o Windows Vista, rodando tranqüilamente em netbooks com 1GB de memória (algo que fica “sofrível” no Windows Vista). Isso é graças e diversas otimizações (pois o Windows Vista teve muitas reclamações quanto a desempenho em computadores modestos) e ao kernel mais atualizado e que será o mesmo do Windows Server 2008 ̶, garantindo a compatibilidade dos periféricos, além de maior economia de bateria em notebooks e netbooks.
Como são muitos detalhes e novidades, vamos ao resumo:
- Os Gadgets continuam existindo e você pode colocar os mesmos diretamente na área de trabalho;
- O desfragmentador de discos permite que você analise e desfragmente ao mesmo tempo mais de 1 disco
- O painel de controle reúne na mesma tela todas as opções de configuração dos periféricos e configurações do sistema;
- A nova instalação de periféricos lhe mostra todos os passos da instalação mesmo quando o Windows se conecta a internet na busca pelo driver;
- Em uma única janela você poderá ver todos os periféricos instalados e com opções exclusivas
- Você tem mais controle sobre as mensagens pop-up de alertas que aparecem no sistema e também sobre o UAC que tanto “chateia” os usuários do Vista;
- A detecção de redes melhorou, sendo mais simples e direta;
- O Windows Media Player 12 tem dois modos de funcionamento (filme e biblioteca), sendo executado mais rápido para reproduzir seus filmes. Também suporta agora nativamente os formatos AAC, AVCHD, DiVX, XviD, H.264 e outros;
- Ao inserir um pendrive ou HD externo o Windows 7 permite que você use o hardware para backup;
- O suporte a telas touch-screeen está incluido no sistema, melhorando o uso para determinadas aplicações
- Os endereços “quebrados” de sites que você recebia por e-mail agora são melhor assimilados pelo Internet Explorer 8;
- A calculadora, bloco de notas e Wordpad têm novo visual e funções;
- Novas funções no firewall do Windows;
- Você pode controlar melhor os ícones da bandeja, organizando os mesmos em um pop-up;
- O navegador Internet Explorer 8 tem novas funções e melhor integração com a plataforma Live (Windows Live), oferecendo os serviços da internet mais facilmente além de uma opção onde a navegação fica totalmente privada e segura;
- O sistema de busca por arquivos ficou muito melhor e mais rápida e permite mais opções
- O Windows Seven tem mais opções de configurações de efeitos visuais;
- O Windows vem agora com um editor de caracteres;
- Vem com o Powershell 2.0 que lhe permite criar scripts para qualquer tarefa do Windows;
- Você pode usar o stick notes, que são aqueles blocos de recados ou anotações coloridos direto na área de trabalho;
- Vem com um sistema que detecta e corrige problemas de configuração e compatibilidade;
- Os updates do Windows update tem uma descrição detalhada para você saber o que cada correção faz em seu SO;
- O Windows 7 agora suporta arquivos ISO para que você grave ou gere seus CDs/DVDs sem precisar de programas de terceiros;
- Foi melhorado a segurança no acesso, com criptografia BitLocker para mídias removíveis (pendrive, por exemplo), controle de dados de logins biométricos (o login que você faz usando suas digitais);
- Melhora na restauração do sistema onde são mostrados os programas que não estão mais disponíveis e também o que será alterado e restaurado em seu computador ao usar esta função.
- Novo visualizador de aplicativos abertos na barra de tarefas e nova maneira de interação com a mesma;
- Slideshow de wallpaper e feeds;
- Redução do consume de memória em até 50% das placas gráficas (GPU) para cada janela aberta;
- Terá a tecnologia ReadyBoost melhorada, onde ao usar um pendrive você pode ter maior velocidade nas tarefas do Windows
- Terá melhor suporte a Disco Rídigo Sólido (SSDs) normalmente usados em mini notebooks e netbooks.
Bem são vários os detalhes e essa lista crescerá conforme vai surgindo novos betas e releases até a data de lançamento, como a previsão do mini-win (um kernel enxuto para o Windows) e um boot mais rápido para uso das aplicações básicas enquanto o sistema se carrega por completo (Instant On). Fora o novo sistema de arquivos WinFS que não sabemos se fará parte do novo Windows 7.
O uso de versões 64 bits (para processadores ⼠) também aumentará e a própria Microsoft já está fazendo apelos para os desenvolvedores começarem a criar suas novas aplicações baseados em versões x64 também (em vez de somente versões 32 bits).
Download do Windows 7 (Seven)
Quer testar o novo Windows Seven? Você pode baixar a ISO do Windows 7 logo abaixo e gravar em um DVD para instalar em seu computador. Você pode usar uma nova partição para isso ou tentar usar o VirtualBox ou o VMWare Workstation para criar uma máquina virtual e usar o Windows Seven “dentro” de seu próprio sistema operacional sem alterar em nada suas configurações (mas o Windows Seven ficará mais lento).
Download Windows 7 32 bits v6801: http://thepiratebay.org/torrent/4475431/Microsoft.Windows.7.32Bit.Build.6801.DVD-WinBeta
Download Windows 7 64 bits ?: http://thepiratebay.org/torrent/4477744/Windows_7_Beta_Build_6801_(64bit)
Ao instalar não tente colocar nenhuma chave de ativação (serial do Windows 7).
Aumentando o prazo de testes do Windows 7
O Windows 7 tem por padrão um prazo de 30 dias para testes. Se você quiser aumentar este prazo para 90 dias, basta após ter instalado o Windows (e não ter colocado nenhuma chave e ativação) abrir o prompt de comando (cmd) e inserir um dos 3 comandos abaixo:
sysprep /generalize
or slmgr.vbs –rearm
rundll32 slc.dll,SLReArmWindows
Ativando o SuperBar no Windows 7
O Windows 7 pré-beta não está com uma das novidades mais interessantes ativado. Para ativar o Super Bar no Windows 7, faça:
- Baixe a ativação do SuperBar conforme a sua versão do Windows 7:
Versão 32 bits: http://www.withinwindows.com/files/upf/upf_x86_rev0.zip
Versão 64 bits: http://www.withinwindows.com/files/upf/upf_x64_rev0.zip - Descompacte o arquivo no diretório onde foi instalado o Windows 7 (o padrão é C:Windows) e após abra o prompt de comando (cmd) com privilégios de administrador (basta ir em iniciar e digitar cmd. Irá aparecer o ícone do prompt de comando. Basta clicar com o botão do mouse em cima do ícone do prompt de comando e selecionar “Run as” escolhendo a conta de administrador).
- Insira os comandos abaixo no prompt de comando:
* takeown /f %windir%explorer.exe
* cacls %windir%explorer.exe /E /G Nome:F (Substitua o “Nome” pelo nome de sua conta)
* taskkill /im explorer.exe /f
* cd %windir%
* start unlockProtectedFeatures.exe